sexta-feira, 16 de abril de 2010

EVENTOS CULTURAIS

ARTISTA DO MARANHÃO VISITA CERRADO DO PLANALTO.


(Artista e bióloga Berenice Marinho. Foto:José Álfio, 2010)

A artista plástica e bióloga, Berenice Marinho Oliveira, natural de Santa Inês, Maranhão, visitou parte do cerrado que circunda a cidade de Luziânia Go, especialmente a região da “Contendas”, área situada nas proximidades do Aeroporto de Luziãnia. A artista que também foi professora de Biologia da universidade CESSIN (Centro de Estudos Superiores de Santa Inês), e atualmente é professora de biologia na rede estadual de ensino, ficou maravilhada com a diversidade de plantas do Planalto Central, e disse euforicamente “ è tudo diferente do meu estado”. A artista trabalha com a técnica de esqueletização de folhas vegetais para composição de suas obras artísticas e esteve em Luziânia para agendar uma exposição individual, que acontecerá em agosto deste ano, na Galeria de Arte do Centro de Cultura e Convenções. Parte das obras que integrarão a exposição serão confeccionadas com as folhas do Cerrado de Luziânia, cuidadosamente selecionadas e colhidas para esta finalidade. Funcionários do Departamento de Cultura forneceram todo suporte a artista do verde, para que pudesse estabelecer um contato direto com as plantas do cerrado. Neste contato a maior surpresa foi a descoberta de uma planta de elevado valor comercial, denominada de “folha moeda”, considerada como uma raridade no meio artístico e artesanal. Suas propriedades, formato e importância, na confecção de arranjos florais, objetos do design de moda, tais como brincos e acessórios a torna uma verdadeira jóia do cerrado, segundo a artista: “depois de desidratada e esqueletizada, aplica-se tinta dourada, dando-lhe um aspecto de ouro, como se fosse talhada por um designer, transformando-a numa peça de arte”. A artista colheu várias espécies de folhas do cerrado, selecionou várias delas para utilizar com exclusividade na composição de suas obras de arte. O público de Luziãnia, com certeza, apoiará a iniciativa e terá a oportunidade de apreciar a arte que destaca e valoriza a flora local, principalmente o nosso cerrado que reduz à cada dia, com a intensificação de queimadas e o cultivo de grandes áreas pela agricultura mecanizada. Que a arte da Berenice nos possibilite uma reflexão sobre a importância da preservação da natureza e a redescoberta das belezas de nossa paisagem, da riqueza do nosso cerrado.(Por: José Álfio)

22 comentários:

Unknown disse...

Conheço o trabalho maravilhoso da professora e artista plástica Berenice Marinho.Tive a oportunidade de visitar uma das exposições de folhas esqueletizadas que aconteceu na nossa cidade-Santa Inês/maranhão.
Desejo todo sucesso nesse novo evento. Parabéns.

• Maria Helena disse...

Conheço o trabalho da biologa Berenice Marinho e admiro muito o seu dom artistico. Lhe desejo muito sucesso na sua carreira.

• Parabéns •

LilianPinheeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
• Lilian. T disse...

Ja estive em varias exposições de Berenice Marinho, e admito que achei muito importante nós sabermos a arte de esqueletizar folhas. Espero que sua carreira de artista se torne um sucesso. Parabéns Berenice.

Antonio.M disse...

Berenice parabéns pelo seu sucesso. Achei muito interessante suas exposições. São quadros belos e que representam à arte. Já estive em uma de suas exposições e espero que esta seja mais um sucesso de sua carreira. Parabéns.

Unknown disse...

A grande bióloga Berenice Marinho ficou muito conhecida na região do vale do Pindaré ,pelos seus artefatos culturais.
Parabéns Berenice e Sucesso.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

A bióloga Berenice Marinho, encantou todos da cidade Santa Inês MA com seu trabalho muito importante para o estudo da arte. Seus quadros encantaram todos da cidade. Estive presente, e eu tenho certeza de que esta exposição sera mais um sucesso em sua carreira. PARABÉNS :D

Unknown disse...

Professora Berenice Marinho,
Parabéns pelo belo trabalho.A arte está presente no seu DNA e nos contagia com tanta beleza.Santa Inês e o Maranhão devem se orgulhar dessa artista que vem rompendo fronteiras e logo estará também no cenário internacional, pois a arte não tem limites.Cultura constitui rizquezas.

Ennio Dubarrá disse...

Alem de ser uma pessoa maravilhosa,é conterranea e muito competente. é, realmente seriamos nós maranhenses muito suvinos se nao dividissemos tamanho talento com todos os admiradores de sua arte. Obrigado familia marinho !!!!

willian disse...

PARABÉNS PROFESSORA MUITO SUCESO
VOÇÊ MEREÇE

willian disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tio Lindo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Tio Lindo disse...

Desejo todo sucesso do mundo, mas nem precisa né linda, vc ja tem muito talento... estou amravilhada com suas obras, e ainda mais feliz por saber q vc representa a minha terra....bjão. (Ana)

Tio Lindo disse...

Desejo todo sucesso do mundo, mas nem precisa né linda, vc ja tem muito talento... estou amravilhada com suas obras, e ainda mais feliz por saber q vc representa a minha terra....bjão.

Suzete disse...

Tenho a honra de trabalhar com essa maravilhosa artista, ela é tudo de bom:talentosa,comunicativa, uma excelente profissional, muito inteligente, etc...Fui convidada para prestigiar sua lª exposição foi um sucesso!!!As obras cada uma mais linda que a outra,tenho certeza que essa garota vai longe se Deus quiser! Bere que o Senhor Jesus Cristo ilumine tua vida e que esse novo projeto seja mais um dos seus sonhos a ser realizado. Parabéns! amiga Beijos!!!!!!

Unknown disse...

Farida Carvalho,

parabéns pelo trabalho e pela forma de que achou para mostrar a que a arte e preservação deve andarem juntas e que o meio ambiente agradece. continue com suas obras lindas e que nos enche os olhos e o coração com tanta beleza.

Ernane New-York disse...

Vi o seu trabalho e posso afirmar que se trata de um trabalho exclusivo e de uma delicadeza enorme.Ela faz uma mesclagem de madeira com a delicadeza das folhas... um belo trabalho em tempos de prservacao ambiental.

Um belo presente para se dar!

sal disse...

Berenice,você faz um trabalho ímpar, e diferente. E assim a natureza agradece por esse jeito de torná-la mais bonita e sem agredi-la.
Parabéns, e muito sucesso.

Unknown disse...

Não conheço o trabalho dessa artista mais li seu artigo e fiquei muito curiosa a respeito e Saldanha Marinho, meu primo me falou maravilhas a respeito... Toh muito curiosa para conhecer... Sucesso sempre...

Jhon Post disse...

uper talentosa, só o fato de tornar a natureza em sua forma mais intensa em arte por sí já é uma Obra Prima...
me orgulho por ser conterraneo e conhecer de perto essa pessoa maravilhosa, inteligente e super talentosa.

Parabéns
sucesso vc vai longe.

Unknown disse...

Nossa fico muito orgulhoso com o trabalho da professora Berenice Marinho...além de ser uma artista plástica maravilhosa é também uma professora excelente. Parabéns pelo seu talento...Que Deus continue te abençoando. Sucesso sempre!!!