quinta-feira, 11 de março de 2010

CASARÕES E MONUMENTOS DE LUZIÂNIA



Saturnino Meireles e Olivia Palestino Meireles, antigos proprietários da Casa da Cultura de Luziânia Go. (Foto: Acervo municipal, Casa da Cultura)

PERGUNTAS FREQUENTES SOBRE A CASA DA CULTURA DE LUZIÂNIA
(elaboradas por alunos da rede pública de ensino)


1 - Quem fundou a Casa da Cultura?
Fundada na Administração do prefeito Walter José Rodrigues.
2- Qual a importância da Casa da Cultura?
Instituição de grande importância na preservação da história de Luziânia, pois talvez seja a única que preserva e cuida do acervo histórico municipal, ali se encontra os objetos históricos, fotos antigas e cópia dos documentos históricos do historiador Gelmires Reis.
3- Por que não se valoriza a Casa da Cultura?
Pelo contrário, a Casa da Cultura é bastante visitada e valorizada pelas pessoas que a freqüentam, pois ali se encontra parte da história da cidade, um testemunho vivo que pode ser constatado através de fotos antigas e objetos que pertenceram aos antigos moradores de Luziânia.
4- Quem foi o “Arquiteto” da Casa da Cultura?
O almanaque de Santa Luzia de 1920, de autoria do historiador Gelmires Reis, cita como principais pedreiros daquela época, o Sr. João Cândido dos Santos, Ernesto Nolasco Bueno, Joaquim Lopes da Silva, Cândido Lopes da Cunha, Benedito Rodrigues Machado, Manoel Esteves de Mattos e Delfino Bispo Pereira. Provavelmente um deles pode ter sido o construtor da Casa da Cultura.
5- Em que ano a Casa da Cultura foi fundada?
Em 29 de setembro de 1979
6- A população Luzianiense reconhece a importância da Casa da Cultura?
Sim, a grande maioria visita a casa da cultura, entretanto um trabalho de sensibilização para a valorização da história deve ser empreendido continuamente, para que a Casa da Cultura cumpra sua função no cenário cultural da cidade.
7- A Casa da Cultura recebe quantas visitas por semana?
Em média 20 a 25 pessoas por semana, porem a visitação aumenta com a participação de alunos das escolas públicas e particulares, o que pode aumentar para uma média de 60 a 80 pessoas. Em temporada de eventos, este número eleva-se para 250 a 300 visitantes, na semana do evento.
8- O que a Casa da Cultura representa para cidade de Luziânia?
O reconhecimento de que os construtores e edificadores da civilização que aqui se desenvolveram, tem uma história, e que precisa ser preservada.
9- Por que a Casa da Cultura foi construída no centro da cidade?
A origem da cidade e construção das primeiras residências se deu no bairro do rosário, em função das minas auríferas ali encontradas pelos bandeirantes. Antes de funcionar como casa de cultura, o casarão provavelmente serviu de moradia e de estabelecimento comercial dos antigos santa-luzianos, e fica próximo do centro comercial de Luziânia.
10- Qual o objeto existente na Casa da Cultura que chama mais a atenção das pessoas?
Uma Câmara fotográfica que pertenceu ao Sr. Antonio Siqueira, as Caçambas, instrumentos de montaria antiga para damas e o galo empalhado.
11-Qual o objeto mais antigo e Qual é o mais recente?
O mais antigo provavelmente seja o “candeeiro”, tesoura, rádio e roda de fiar, e o mais moderno, caixa registradora e um rádio amador de pequeno porte.
12-Qual a historia do objeto de maior destaque na Casa da Cultura?
A história da Caçamba, e do galo empalhado que você pode conferir no blog da cultura: WWW.casadaculturadeluziania.blogspot.com,
13- Qual a matéria-prima utilizada na construção da Casa da Cultura?
Madeira, principalmente a “aroeira”, adobe, pedra e barro.
14- Atualmente quais são as pessoas que trabalham na Casa da Cultura?
Na Casa da Cultura funciona o Departamento de Cultura e trabalham ali o Sr. José Álfio da Silva, Rosana Roriz de Lima Reis, Alencar Araujo Leite, Maria da Conceição Oliveira da Silva, Didimo Rocha, Marina Miguel, alem dos guardas noturnos, Jairo e Vardi.
15-Por que a Casa da Cultura é considerada patrimônio da humanidade?
A casa da Cultura não recebeu este título ainda, declarado pela UNESCO, porem cumpre a finalidade de preservar a história do lugar, da antiga cidade Santa Luzia hoje Luziânia.
16-Quais os órgãos ou projetos que contribuem para o funcionamento da Casa da Cultura?
O principal órgão mantenedor da Casa da Cultura é a Prefeitura Municipal a qual ela está vinculada administrativamente, através do Departamento de Cultura /Secretaria de Cultura e Desporto. Os principais projetos que garantem o funcionamento da casa da cultura e contribuem no aumento do índice de visitação, se liga ao projeto que culminou na criação da sala das cavalhadas, sala dos foliões, memorial Gelmires Reis e o “Quinta Musical”, de ampla aceitação e participação da comunidade de Luziânia.
17-Qual o nome atribuído à Casa da Cultura e qual o seu significado?
Casa da Cultura recebeu através da lei nº 1555 de 16 de setembro de 1993 de autoria do vereador Hermes Carneiro, o nome do cidadão Luzianiense, Rui Carneiro, microempresário, advogado militante, Ex professor titular de Direito previdenciário da AEUDF – associação Unificado do Distrito Federal. Filho de Antonio Carneiro e Maria das Dores Carneiro, foi um dos idealizadores da “Feirinha Por do Sol”, que acontece aos finais de semana na Praça Evangelino Meireles do Banco do Brasil, em Luziãnia Go.
18-O que justifica a planta arquitetônica?
A planta do Casarão da Casa da Cultura segue o padrão da arquitetura bandeirista, com a porta principal voltada para rua, e acesso a sala por amplo corredor e vários cômodos, que se destinavam aos quartos e varanda. A construção se fazia no limite do terreno, ou seja, no limite do alinhamento da rua possibilitando uma grande área interna que servia de quintal. Ali cultivavam-se, horta doméstica, plantações de árvores frutíferas, flores e criação de pequenas aves.
19-Quem foi o dono da Casa da Cultura?
A casa pertenceu ao Senhor Delfino Teixeira, Saturnino Meireles, Eliseu de Araujo Melo e Hortóbia Meireles Leite.
20-Quem é o dono atualmente?
A casa pertence a Sra. Hortóbia Meireles Leite, carinhosamente chamada de Dona Tuna.
21- Quantas pessoas viviam na antiguidade nesta casa e qual a historia sobre esta família?
É preciso maior aprofundamento nas pesquisas históricas para conhecimento das famílias que residiram na Casa da Cultura. Entretanto recorrendo ao auxílio de descendentes de antigos proprietários podemos constatar que: A família do Sr. Saturnino Meireles, casado com a Sra Livia Palestino Meireles, antigos proprietários do casarão, morou ali por muitos anos, juntamente com seus filhos, Adelina Meireles Palestino (Chóba), Lioba Meireles Pelestino, Cloves Bartolomeu Meireles Palestino (Bauer), Indeburgo Meireles Palestino (Bugo), Bolivar Meireles Palestino, Hortóbia Meireles Leite, Jaciara Rodrigues de Oliveira, Maria José de Jesus Meireles (Lequê), Ana Meireles Palestino, Dária Meireles Palestino, Comari Meireles Palestino. Segundo informação da Sra. Hortobia Meireles Leite (Arq. Ong Proteger. 11/03/2010), As crianças que residiam ali brincavam na sala da casa de “anelzinho”, brincadeira infantil que consistia num curioso ritual de adivinhação. Formava-se uma grande roda entre os irmãos e vizinhos, todos com as mãos postas (fechadas) sobre o colo. Uma criança no centro da roda com um anel escondido entre as mãos, passava de mão em mão o anel que ficava depositado sorrateiramente com algum dos integrantes do grupo. Em seguida, perguntava-se a todos com quem ficou o anel. Aquele que acertasse a pergunta iria para o centro da roda e continuava a brincadeira. A Dona Tuna nos contou ainda que, no quintal, brincavam de “Circo”, apresentando espetáculos as crianças do bairro e que ali existia um frondoso pé de jenipapo.
22-Se pudesse ser avaliada, qual seria seu valor?
É preciso considerar o valor de mercado imobiliário agregado ao valor histórico
23-Qual o procedimento para tornar um lugar particular em lugar público?
No caso específico da Casa da Cultua, o imóvel é alugado pela Prefeitura Municipal.
24-Porque a Casa da Cultura apresenta vários objetos antigos?
A Casa de Cultura preserva a historia da cidade. Os objetos e fotos integram o acervo municipal e contam parte da história da cidade.
25-Ao ser construída, quem financiou ou patrocinou todos os gastos para que a Casa da Cultura pudesse ser erguida?
Seus antigos proprietários. E não encontramos nenhum relato dos tempos antigos de que o casarão foi construído para um dia ser a sede do Departamento de Cultura e abrigar objetos antigos, para ser denominada de Casa da Cultura.
26-Qual o objetivo da construção desse espaço na cidade de Luziânia?
A casa foi construída certamente para abrigar seus antigos moradores, e cumpriu esta função por muitos anos, e a Prefeitura Municipal atualmente aluga o casarão para funcionar ali o que chamamos de Casa da Cultura. Pois é sede do Departamento de Cultura, e guarda o acervo histórico municipal, constituído de fotos e objetos antigos.
27-Qual o acervo da Casa da Cultura?
Constituído de objetos Antigos, fotografias, além de cópias dos documentos históricos do historiador Gelmires Reis e de outros escritores.
28-Como a Casa da Cultura divulga suas obras na cidade?
Através do Blog (internet), criado pra esta finalidade, cujo endereço é: www.casadaculturadeluziania.blogspot.com, além de contar com o apoio da TV Rio Vermelho na divulgação das atividades culturais desenvolvidas pelo Departamento de Cultura.
29-Todos têm acesso a Casa da Cultura?
Sim, a Casa da Cultura fica aberta de segunda a Sexta em horário comercial e também aos sábados, domingos e feriados.
30-As pessoas da Zona Rural têm acesso a Casa da Cultura?
Sim, muitos visitam e doam objetos antigos para Casa da Cultura, e no desenvolvimento do projeto “Quinta Musical - Encontro da Viola Sertaneja” é marcante a presença de participantes da zona rural.
(Departamento de Cultura – Casa da Cultura. José Álfio, Rosana, Alencar Leite, colaboração: Antonio Reis e Hortóbia Meireles Leite)

Nenhum comentário: